1h45
4 porções
Sopa de Netos dos Açores
[INGREDIENTES]
«450g de toucinho entremeado; 1 chouriço de carne; 1 couve tenra; 1/2 repolho; 5 batatas; 1 morcela; 1 tigela de farinha de milho branco; ½ chávena de farinha de trigo; azeite e sal q.b.
Leva-se ao lume uma panela com água e quando ferver junta-se o toucinho, o chouriço, as couves cortadas em juliana grossa e as batatas cortadas aos pedaços. Junta-se a morcela bem lavada e acaba-se de cozinhar, rectificando os temperos. Entretanto, deita-se os dois tipos de farinha numa tigela grande e aos poucos junta-se caldo da sopa a ferver. Mistura-se bem até se obter uma massa moldável. Bate-se com uma colher de pau e tendem-se pequenas bolas do tamanho de nozes (netos).
Deitam-se então na sopa e cozinham-se até ficarem macias. Serve-se o caldo com os netos numa terrina e, ao mesmo tempo, a carne e os enchidos cortados num prato.
“Põe-se a cozer em água fervente, couve e repolho, previamente cortados, temperando-se o caldo com uma colher de banha de porco, sal a gosto, toucinho e morcela.
Quando a sopa está quase pronta, vai-se retirando o caldo da sopa e com ele amassando farinha de milho, com um quase-nada de farinha de trigo, apenas a quantidade suficiente para a massa ligar melhor.
Vão-se moldando pequenos bolos que vão a ferver na sopa, durante 4 a 5 minutos.
Há quem, ao amassar os bolos, misture pé de torresmo e engrosse o caldo com farinha de milho, aromatizando com hortelã.
Presentemente, muita gente deita, nesta sopa, batata, cenoura, chanco, presunto e chouriço” (GOMES:1988:61-62).
Bolo de neto
“Pequenos bolos de farinha de milho e um quase-nada de farinha de trigo, apenas para ajudar a ligar a massa, e escaldados com o caldo da sopa de couves, à qual estes bolos se destinam e lhe dá o nome, sopa de netos, como adiante se verá” (GOMES:1988:43).
“Ingredientes:
Água q.b.
Couves q.b.
Batatas q.b.
Farinha [milho] para fazer o neto
Banha q.b.
Deita-se a água a ferver num tacho, juntando-se depois as couves e as batatas, estando estas cozidas escalda-se o bolo, fazendo-se bolinhos e juntam-se na panela com a sopa e um pouco de banha, deixa-se ferver um pouco e depois serve-se.
Nota: Este bolo leva farinha, água e sal, conforme as quantidades precisas” (J.F. Pico da Pedra:1990:2-3).
Ilha Terceira
Bolo de Panela
“Esta sopa é em tudo semelhante ao caldo de couves, porém os bolos que lhe dão o nome, são feitos com farinha de milho com um pouco de farinha de trigo, para melhor ligar a massa.
Esta mistura é escaldada com o próprio caldo da sopa, mexendo-se muito bem com uma colher de pau e depois de bem ligada, moldam-se os bolos, à mão, com o formato de bolas, indo a cozer no caldo” (GOMES:1979:61).